Setor portuário deve crescer 103% em movimentação de cargas até 2042

O setor portuário parece à margem da crise. Embora economistas e agentes econômicos prevejam queda no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2015, os números do setor portuário registram...
tegram

O setor portuário parece à margem da crise. Embora economistas e agentes econômicos prevejam queda no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2015, os números do setor portuário registram aumento na movimentação de cargas.

“Mesmo neste momento difícil da economia, o setor portuário se apresenta como uma opção para o crescimento”, afirmou o ministro da Secretaria de Portos, Helder Barbalho, nesta sexta-feira (27/11). O ministro, que participou do 2º Fórum de Infraestrutura, no Rio de Janeiro, lembrou que desde 2003 o volume de movimentação de cargas cresceu 70%. “Neste ano, deve crescer 4,8%”.

O ministro ressaltou: “Nosso papel ė o de apresentar a todos as oportunidades de crescimento e de investimentos no setor”. E mostrou que no Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP) há a previsão de aumento em 103% na movimentação de cargas entre 2015/2042.

Para isso, Helder Barbalho defendeu a integração dos planos estratégicos de todos os gestores logísticos.

“Por exemplo, as obras de rodovias e de ferrovias devem ser coordenadas para se encontrarem com as obras dos terminais portuários”, exortou ele. E continuou: “Cito o caso do Arco Norte. As obras da BR-163 e da futura ferrovia, bem como a ampliação da Ferrovia Norte Sul, são fundamentais para atrair investidores para os terminais de Outeiro e Vila do Conde”.

E finalizou: “Assim criaremos uma opção logística para o escoamento da soja do Centro-Oeste”.

Categorias
NotíciasPortos
Sem comentário

Deixe uma resposta

*

*

RELACIONADO