Guindastes STS são embarcados na China rumo à APM Terminals Pecém

Foram cerca de R$ 100 milhões investidos em novos equipamentos

Dia 26 de abril, dois guindastes do tipo STS (Ship to Shore) adquiridos pela APM Terminals Pecém partiram da China rumo a uma jornada de seis semanas até o porto cearense. A expectativa é que o desembarque ocorra no final de maio, estreando o novo cais construído pela Cearaportos.

“Os equipamentos estarão entre os maiores do país, capaz de alcançar até a 22ª fileira de contêineres dos navios. Com excelente infraestrutura e condições naturais favoráveis, o terminal de Pecém terá condições de atender grandes embarcações que servem as rotas da Ásia, África, Europa e Oriente Médio, sem nenhuma restrição”, explica Ricardo Arten, Diretor Superintendente da APM Terminals Brasil.

“Além disso, com a abertura do Canal do Panamá para navios maiores e a localização estratégica de Pecém, o terminal se consolidará como um potencial distribuidor de cargas, ou seja, poderá recebe r as principais linhas de longo curso e distribuir estes contêineres para outros portos do país e da América do Sul através da cabotagem”, completa Arten.

A produtividade também é um fator fundamental para estabelecer vantagem competitiva do terminal. “Selecionamos criteriosamente 34 funcionários para atuarem como operadores, os quais têm participado de 130 horas de treinamento para trabalharem nos guindastes. O objetivo é que a produtividade média por equipamento alcance 26 MPH (movimentos por hora) em 2016 e supere os 35 MPH já no ano que vem”, destaca Arten.

A empresa espera elevar em pelo menos 20% a movimentação no terminal após a chegada dos guindastes, superando a marca dos cerca de 180 mil TEUs operados em 2015. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 100 milhões em novos equipamentos. Além dos guindastes, 9 empilhadeiras de grande porte e 15 terminal tractors foram adquiridos pela empresa e já operam no terminal desde o ano passado.

Categorias
InvestimentosPortosSem categoria
Sem comentário

Deixe uma resposta

*

*

Categorias

RELACIONADO